segunda-feira, 27 de novembro de 2023

PRESIDENTE LULA SANCIONOU LEI QUE REGULAMNETA A PROFISSÃO DE SANITARISTA

Projeto faz parte da reconstrução da saúde coletiva no Brasil, com valorização de profissionais que integram o Sistema Público de Saúde (SUS)


Senadora Ana Paula Lobato, ministra da Saúde, Nísia Trindade, presidente Lula, vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e deputado federal Jorge Solla, durante cerimônia de sanção do PL que regulamente a profissão de sanitarista - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no dia, 16 de novembro, o Projeto de Lei nº 1.821 de 2021, que regulamenta a profissão de sanitarista e estabelece os requisitos para o exercício, uma demanda antiga do setor. A cerimônia de assinatura ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília.

“Sancionei a lei que regula a profissão de sanitarista, ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e demais autoridades. Sem os sanitaristas brasileiros, que foram cruciais no combate à pandemia, por exemplo, não seria possível existir o SUS. Somos a terra de Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Zilda Arns, Vital Brazil e Sérgio Arouca. E tenho orgulho de sancionar esse projeto hoje. Viva o SUS e os sanitaristas”, disse o presidente em sua conta no Twitter.

Em seu discurso na cerimônia, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, comemorou a medida, uma bandeira histórica da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, entidade estabelecida em 1979. O projeto é de autoria do então deputado federal Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais e ex-ministro da Saúde no primeiro governo da ex-presidenta Dilma Rousseff.

“É um projeto que mira a formação de novos profissionais de saúde coletiva, que reconhece uma história, mas que mira o futuro. É um projeto orientado pelo Sistema Único de Saúde. A união e a reconstrução do país só se darão na Saúde com a ampla participação e qualificação das trabalhadoras e trabalhadores do SUS. É impossível essa reconstrução sem a adesão dos sanitaristas brasileiros”, afirmou Nísia.

Para ela, a pandemia de Covid-19 mostrou a importância dos sanitaristas na elaboração, implementação e monitoramento das ações de saúde pública, especialmente na questão da prevenção.

PROFISSÃO – A nova lei define que as atribuições do profissional sanitarista incluem: analisar, monitorar e avaliar situações de saúde; planejar, pesquisar, administrar, gerenciar, coordenar, auditar e supervisionar as atividades de saúde coletiva nas esferas pública, não governamental, filantrópica ou privada; além de identificar, pesquisar, monitorar, registrar e proceder às notificações de risco sanitário, de forma a assegurar o controle de riscos e agravos à saúde da população.

Também incluem atuar em ações de vigilância em saúde, inclusive no gerenciamento, supervisão e administração, nas instituições governamentais de administração pública direta e indireta, assim como em instituições privadas, não governamentais e filantrópicas.

Segundo o projeto, estarão habilitados a exercer a profissão de sanitarista:

- Diplomados em curso de graduação reconhecido pelo MEC nas áreas de Saúde Coletiva ou Saúde Pública
- Diplomados em curso de mestrado ou doutorado reconhecido pelo MEC e a Capes nas áreas de Saúde Coletiva ou Saúde Pública
- Diplomados em curso de Saúde Coletiva ou Saúde Pública em instituições estrangeiras com diploma revalidado por uma instituição de ensino superior brasileira
- Portadores de certificado de conclusão de pós-graduação em Residência Médica ou Residência Multiprofissional em Saúde na área de Saúde Coletiva ou de Saúde Pública, reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS)
- Portadores de certificado de conclusão de curso de especialização devidamente cadastrado no MEC na área de Saúde Coletiva ou de Saúde Pública, com formato, duração ou ênfase reconhecidos por autoridade competente do Sistema Único de Saúde (SUS)
- Pessoas que tenham formação de nível superior e exercício de atividade profissional comprovada nas áreas citadas por no mínimo 5 anos até a data de publicação da lei.

Da Agência Gov
Presidência da República





POLÍCIA MILITAR APREENDE GRANDE QUANTIDADE DE DROGAS NO MUNICÍPIO DE ORTIGUEIRA

 

FOTO: 26° BPM 


Nesta sexta feira (24/11), a polícia militar recebeu informações que nas proximidades da usina Hidroelétrica Mauá havia uma caminhonete de cor preta capotada e que nela continha diversos fardos de entorpecentes.

Diante das informações repassadas, as equipes CPU, ROTAM e equipe K9 do 26ºBPM, deslocaram para verificar a veracidades das informações, sendo que ao se aproximar do local foi constatado que se tratava de uma caminhonete marca Toyota modelo Hilux, a qual estava capotada e que dentro do seu interior continha diversos tabletes e fardos de substância análoga a maconha e que também diversos tabletes espalhados pela pista.

Foi verificado dentro da referida caminhonete que haviam duas placas modelo mercosul possivelmente utilizada para troca durante o trajeto de transporte do entorpecente. Em consulta foi constatado que o veículo estava com alerta de furto na cidade de Londrina.

Ato contínuo, foi realizado a apreensão do entorpecente e do veículo e encaminhados até a 18º SDP, onde foi realizada a pesagem da droga totalizando 781 kg (setecentos e oitenta e um quilos) de substância análoga a maconha.

Resultados Obtidos:
781 KG de substância análoga a maconha;
01 Veículo recuperado;

Disque denúncia do 26º BPM, WhatsApp (42) 99932-4623.

COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 26º BPM.
POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ

“Nós fazemos a diferença.”





sábado, 25 de novembro de 2023

SOLIDARIEDADE DE ORTIGUEIRA FORTALECE SUA REPRESENTAÇÃO E PLANEJA FUTURA ELEIÇÃO MUNICIPAL



A presença da nova liderança do Solidariedade de Ortigueira destaca o aumento do engajamento do partido no município. Paulo Cesar, Vadeco e o ex-vereador Abilio representaram a cidade no encontro estadual em Curitiba neste sábado 25 de novembro.


O partido, sob a liderança do pré-candidato à prefeitura de Curitiba e presidente do partido no Paraná, Luizão Goulart, está se preparando para as eleições municipais de 2024, buscando nomes para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Esse encontro estadual foi uma oportunidade para discutir estratégias e alinhar metas para as próximas eleições municipais.











MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIA APLICATIVO PARA INCENTIVAR DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE

Em campanha nas redes sociais, pasta reforça importância de manter os estoques de sangue abastecidos, especialmente no período de férias e festas de fim de ano. Cada doação pode ajudar a salvar até 4 vidas



Por: Ministério da Saúde

Para valorizar a doação voluntária de sangue, facilitar a captação de doares e conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques de sangue em níveis seguros, o Ministério da Saúde anuncia, neste Dia Nacional do Doador de Sangue (25), o miniapp Hemovida. A plataforma está integrada ao ConecteSUS e possibilita, entre outras funcionalidades, que o cidadão localize facilmente a rede saúde mais próxima e baixe a carteira do doador, onde consta o tipo sanguíneo e a data da última doação. A ferramenta estará disponível para download nas principais lojas de aplicativos nesta segunda-feira (27).

Os instrumentos digitais reforçam o papel do cidadão como protagonista da sua saúde, defende a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad. “O aplicativo Hemovida estimula a doação de sangue voluntária, um ato de amor que salva vidas”, reforça.

A plataforma é gratuita e tem potencial de ser uma ponte entre os hemocentros da rede pública de saúde e os possíveis doadores. O aplicativo desempenha um importante papel na disseminação de informações sobre a doação de sangue e campanhas em andamento. Entre as funcionalidades, estão:

Carteira do Doador
Carteirinha virtual com informações de saúde, tipo sanguíneo e a data da última doação. Fornece um registro pessoal e útil em situações de emergência;

Minhas Doações
Histórico completo de doações, incluindo as realizadas, canceladas e agendadas. Há opção de fazer autodeclaração de doação de sangue para manter um registro do compromisso com a causa;

Serviços Hemoterápicos
Localização da rede de saúde mais próxima, possibilitando identificar onde doar e receber informações sobre os serviços disponíveis em cada unidade;

Convidar Amigos
Promoção da doação de sangue entre amigos e familiares, permitindo compartilhar experiências nas redes sociais e incentivar outras pessoas a se tornarem doadoras;

Regras para Doar Sangue
Informações detalhadas sobre como e quem pode doar, bem como os cuidados necessários no dia da doação. Garante que os doadores estejam bem-informados e preparados;

Campanhas
Alertas sobre campanhas regionais e nacionais de doação de sangue, permitindo que as pessoas se envolvam em iniciativas de manutenção dos estoques de sangue nos níveis adequados;

Avaliar Doação
Perspectiva sobre a experiência de doação, avaliação do estabelecimento, dos profissionais e satisfação geral. Contribui para a melhoria contínua do processo de doação.

Interessados em se cadastrar no ConecteSUS Cidadão devem efetuar o download do aplicativo nas lojas Android ou iOS, ou por meio do site conectesus.saude.gov.br. O login no app é feito pelo acesso único do Governo Federal (gov.br).

Doação de sangue

A doação é 100% voluntária, um ato de amor solidário que pode fazer a diferença na vida de quem precisa. O sangue doado é utilizado nos atendimentos de urgências, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doença falciforme e talassemias, por exemplo, além de doenças oncológicas variadas que frequentemente necessitam de transfusão.

Aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha constantemente para aumentar esse índice, conscientizando a população da importância desse gesto na saúde coletiva.

As taxas de doação de sangue no Brasil cresceram em 2023. Entre janeiro e setembro de 2022 foram coletadas 2.340.048 bolsas de sangue (com 450 a 500mL cada). Este ano, no mesmo período, a coleta ficou em 2.452.425, o que representa aumento de 112.377 bolsas. Cada doação pode ajudar a salvar até 4 vidas.

Além da utilização nos procedimentos hospitalares, o sangue doado também pode ser transferido pelos bancos de sangue para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) produzir hemoderivados, que são fornecidos gratuitamente pelo SUS à população que necessita.

O Ministério da Saúde acompanha diariamente o quantitativo de bolsas de sangue em estoque nos hemocentros estaduais, como estratégia para evitar um possível desabastecimento. “Caso necessário, o Plano Nacional de Contingência do Sangue pode ser acionado, possibilitando o remanejamento de bolsas de sangue de outras unidades da federação para aquelas com alguma dificuldade”, explica a coordenadora geral de Sangue e Hemoderivados, Joyce Aragão.

Quem pode doar?

No Brasil, pessoas de 16 a 69 anos podem doar sangue. Para os menores (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento dos responsáveis. Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

A frequência máxima admitida é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo entre doações deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Procure o hemocentro mais próximo
de você!
PEC do Plasma

O acesso à saúde de qualidade, a universalização de serviços e o atendimento gratuito para a população é prioridade do governo federal. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, Carlos Gadelha, a eventual permissão legal para comercialização de plasma no Brasil seria um retrocesso. A possibilidade está em discussão em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) no Congresso Nacional.

Segundo Gadelha, a Organização Mundial da Saúde (OMS) rejeita a ideia em debate no Legislativo brasileiro. “Foi uma conquista do Brasil ter proibido a comercialização de sangue na nossa Constituição. Antigamente, tínhamos uma situação onde os brasileiros precisavam vender o próprio sangue para poder ter um prato de comida”, relembra.

Ainda de acordo com Gadelha, a mudança na lei seria desnecessária no momento em que o Brasil vem reduzindo a dependência de outros países por hemoderivados por meio da Hemobrás, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia. Atualmente, 30% dos hemoderivados ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são resultado do fracionamento do plasma doado no país e a previsão é que, a partir de 2025, com a conclusão da sua planta, a Hemobrás passe a produzir e processar 80%.

“Hoje, a Hemobrás é muito aberta à parceria com o setor privado. Portanto, pode-se estabelecer parcerias público-privadas, mas sem que o sangue vire mercadoria e possa ser, inclusive, exportado em detrimento da saúde da nossa própria população”, diz o secretário, reforçando que a cultura de doação de sangue, já consolidada no país, poderia ser prejudicada com uma orientação comercial em desfavor do ato altruísta.

“Se a gente desestimular a doação de sangue porque o sangue virou um comércio, pode faltar sangue até para transfusão, além de faltar o plasma para a Hemobrás processar, em assistência aos hemofílicos. Poderia faltar sangue na ponta, como quando você entra na emergência do hospital”, acrescenta.

Da Agência Gov / EBC





INSCRIÇÕES PARA VAGAS REMANESCENTES DO FIES VÃO ATE 30/11

MEC prorrogou o prazo, que terminaria nesta sexta-feira (24). Edição do Fundo de Financiamento Estudantil oferta mais de 60 mil vagas para estudantes já matriculados



 Por: Ministério da Educação (MEC)

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou, para 30 de novembro, o período de inscrição do processo seletivo para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. Os resultados da pré-seleção em chamada única e da lista de espera serão divulgados no dia 4 de dezembro. 

Podem se inscrever todos os estudantes com matrícula ativa, na condição de cursando regularmente o mesmo curso, turno e localidade da instituição de ensino participante do Fies, que o ofertado nessa edição. Além disso, os estudantes precisam atender às demais exigências do programa, como a de possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários-mínimos.  

Quem for selecionado poderá contratar o financiamento já com abrangência a partir de julho de 2023. Ou seja, com o Fies Vagas Remanescentes, todo o segundo semestre de 2023 poderá ser financiado, mesmo para quem não está em situação de inadimplência na instituição de ensino. Nesse caso, o estudante pode até reaver valores já pagos durante esse período, se assim preferir.  

Cerca de 60 mil vagas são ofertadas agora, com a retomada do Fies Vagas Remanescentes, que estava interrompido desde 2021. Os inscritos serão selecionados de acordo com a classificação de suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão consideradas as edições do Exame a partir de 2010. A nota mínima exigida é de 450 pontos na média das cinco provas do Enem, bem como nota superior a zero na prova de redação.   

Classificação – Bolsistas parciais (50%) do Programa Universidade para Todos (Prouni) estão em primeiro lugar na lista de prioritários para o critério de classificação no processo seletivo de ocupação das vagas remanescentes do Fies, desde que não possuam graduação e não tenham sido beneficiários do Fies. Já em segundo lugar, estão os estudantes que não têm um diploma de curso de graduação e nunca foram beneficiados pelo Fies. Depois, em terceiro lugar, estão aqueles que não têm um diploma de curso de graduação, mas que já foram beneficiados pelo Fies em outro momento, tendo quitado o financiamento. Em quarto lugar, estão os estudantes com diploma de graduação, mas que nunca tiveram contrato com o Fies. Por último, estão os estudantes com diploma de curso de graduação e beneficiários do Fies que conseguiram quitar o financiamento do seu curso.  

Novo cronograma

Período de inscrição: 17 a 30 de novembro;
Resultado da chamada única (pré-seleção): 4 de dezembro;
Comparecimento à instituição de ensino para comprovação de informações da inscrição: 5 a 7 de dezembro;
Resultado da lista de espera (pré-seleção): 12 de dezembro.
Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil oferta vagas para estudantes poderem financiar seus estudos, prioritariamente, em cursos de graduação em instituições não gratuitas participantes do programa, desde que tais cursos obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Será considerada avaliação positiva a obtenção de conceito igual ou maior a três.  


Da Agência Gov / EBC





CAMPANHA DO GOVERNO FEDERAL REAFIRMA LIGUE 180 COMO CANAL DE DENÚNCIAS E ORIENTAÇÕES

Lançada neste sábado (25), iniciativa integra as ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres


FOTO: MINISTÉRIO DAS MULHERES



Por: Ministério das Mulheres


“Nossa ligação mais forte em defesa das mulheres”. Com esse slogan, o Ministério das Mulheres lança neste sábado (25), Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, uma nova campanha do Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher. A iniciativa, que integra as ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, inclui vídeo, cartazes e cards educativos com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população brasileira para a prevenção e o enfrentamento à violência de gênero.

“Para que possam buscar e acessar a rede de serviços o mais rápido possível, as mulheres precisam ter informações e orientações adequadas sobre as violências que estão passando. Por isso, o Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial, pois o acesso à informação sobre direitos pode salvar vidas”, afirma a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

Assista ao vídeo na redes sociais do Ministério das Mulheres: Instagram , Facebook e Twitter .

Um dos destaques da nova campanha é a divulgação, em cartazes e cards, do atendimento do Ligue 180 via WhatsApp. Lançado em abril deste ano, o canal funciona pelo número (61) 9610-0180 e, até outubro deste ano, já havia realizado 5.204 atendimentos por meio de mensagens. Inicialmente, o atendimento é feito eletronicamente pela atendente virtual Pagu, mas a qualquer momento uma atendente da central pode ser acionada.

Todas as ligações para o Ligue 180 são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo que permite acompanhar o andamento diretamente com a Central de Atendimento à Mulher, por telefone fixo ou celular. Basta ligar para o número 180 para fazer o acompanhamento.

21 Dias de Ativismo
O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres foi instituído em 1999 pela ONU e é celebrado em todo o mundo a cada 25 de novembro. A data marca o início da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que segue até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, porém, qualquer movimento pela vida das mulheres também deve ser antirracista e comprometido com a eliminação de outras desigualdades que afetam, principalmente, mulheres. Por isso, as ações começam no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Da Agência Gov / EBC

MULHER É ENCONTRADA MORTA EM CASA ABANDONADA EM MAUÁ DA SERRA

FOTO: REDES SOCIAIS


Na sexta-feira (24), uma mulher foi encontrada morta em uma casa abandonada próxima ao Verona Supermercados, em Mauá da Serra.

A polícia foi acionada e encontrou a mulher em estado de óbito dentro da residência. Verificou-se que a casa era abandonada e usada como abrigo por andarilhos. Não foi encontrado nenhum documento com ela, mas alguns populares a conheciam como "Neguinha".

A polícia isolou o local, entrou em contato com as autoridades responsáveis pela investigação e encaminhou o corpo da mulher para identificação e procedimentos necessários.





sexta-feira, 24 de novembro de 2023

OS CANDIDATOS INTERESSADOS DEVEM COMPARECER NA AGÊNCIA DO TRABALHADOR DE ORTIGUEIRA



 A Agência do Trabalhador oferece diversas oportunidades de emprego para aqueles que estão em busca de novas oportunidades profissionais. É importante ficar atento à programação desta semana e verificar as vagas disponíveis no município. Não perca essa chance de encontrar um novo emprego e melhorar sua carreira!

Não perca as oportunidades de emprego da Agência do Trabalhador de Ortigueira


OS CANDIDATOS INTERESSADOS DEVEM COMPARECER NA AGÊNCIA DO TRABALHADOR
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (TCP)
Requisito: Ensino Médio Completo.
Objetivo:
Realizar serviços gerais de limpeza dos contêineres (varrer, lavar, retirar etiquetas internas, etc.), limpeza geral do pátio com auxílio de ferramentas, ajustar a junção da linha férrea e operar bob cat (eventualmente).
OPERADOR MULTIFUNCIONAL CT (TCP)
Requisitos: Ensino médio completo e CNH E
Objetivo:
Garantir o movimento de segurança dos contêineres com o equipamento Trackmobile.
OS CANDIDATOS INTERESSADOS DEVEM COMPARECER NA AGÊNCIA DO TRABALHADOR
10 VAGAS DE AJUDANTE DE REFLORESTAMENTO (PLANTAR)
Sem Requisitos.
03 VAGAS DE OPERADOR DE TRATOR DE PNEU (PLANTAR)
Requisitos: Experiência de 6 Meses em Carteira e CNH C.
04 VAGAS DE OPERADOR DE DRONE / PREFERENCIALMENTE HOMENS (PLANTAR)
Requisitos: Ensino Médio Completo, CNH Be conhecimento com Informática.
ENTREVISTA DIA 27/11/2023 as 8 h da Manhã.

OS CANDIDATOS INTERESSADOS DEVEM COMPARECER NA AGÊNCIA DO TRABALHADOR
01 VAGA DE SALGADEIRO (CENTRAL)
Requisitos: Experiência na função, não é necessário ser em carteira.




terça-feira, 21 de novembro de 2023

APAE DE ORTIGUEIRA RECEBE DOAÇÃO DE VEÍCULO ZERO QUILÔMETRO

FOTO: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE ORTIGUEIRA


Na manhã desta segunda-feira (20 de novembro de 2023), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ortigueira, no Paraná, recebeu um veículo Fiat Argo zero quilômetro, o veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Pedro Bazana (PSD). em contrapartida do Município de Ortigueira.

A aquisição do veículo foi uma conquista importante para a APAE de Ortigueira. O veículo irá auxiliar no transporte de pacientes e alunos da instituição, facilitando o acesso a serviços de saúde, educação e assistência social.

Das assessorias


APROVEITE OS DESCONTOS IMPERDÍVEIS DO REFIS 2023 ATÉ 30 DE NOVEMBRO

 

FOTO: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE ORTIGUEIRA

Fique atento ao prazo do REFIS 2023.

Quem estiver em débito com a fazenda municipal em IPTU e ISS, pode realizar o processo de REFIS até o dia 30 de novembro, os descontos das multas e juros podem chegar a 100%.

Os interessados devem comparecer ao Departamento de Tributação, localizado na Avenida Laurindo Barbosa de Macedo nº 1608. É necessário levar uma cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Para maiores informações: 42 32771449, 42 991524342 ou pelo e-mail tributacao@ortigueira.pr.gov.br.


Das assessorias

PREFEITURA DE ORTIGUEIRA RECEBE DOCUMENTAÇÃO DE FARMACEÚTICOS PARA CREDENCIAMENTO ATÉ O DIA 27/11/2023

FOTO: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE ORTIGUEIRA


A Prefeitura Municipal de Ortigueira, Paraná, convida todos os farmacêuticos interessados a participarem do processo de credenciamento, constituindo um avanço significativo para fortalecer nossa equipe e aprimorar os serviços proporcionados à comunidade. Ressaltamos que deve ser protocolado a documentação necessária no Setor de Protocolo da Prefeitura.

Período de Apresentação da Documentação:
• Até o dia 27/11/2023.

Horário de Protocolo:
• Das 08:00 às 17:30 horas nos dias úteis e de expediente.

Local de Protocolo:
• Endereço: Rua São Paulo, 80 – Centro, Ortigueira, Paraná.

Para mais informações ligue no (42) 3277-1388 ou consulte o edital completo pelo link.



Das assessorias


DIA D: PROGRAMA DESENROLA SÓ FUNCIONA PELO SITE OFICIAL

Podem ser renegociadas as dívidas que tenham sido negativadas de 2019 a 2022, e cujo valor atualizado seja inferior a R$ 20 mil


FOTO: DIVULGAÇÃO / GOVERNO FEDERAL



Por: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República


Cerca de 7 milhões de brasileiros já conseguiram negociar suas dívidas e limparem seus nomes na praça por meio do Programa Desenrola Brasil. Desde segunda-feira (20/11), o Programa oferece condições de pagamento à vista, com descontos, ou de parcelamento para dívidas com valor atualizado de até R$ 20 mil. As operações podem ser divididas em até 60 meses, com juros de até 1,99% ao mês.

Nesta quarta-feira (22), por meio do Ministério da Fazenda, o Governo Federal promove o “Dia D – Mutirão Desenrola”, uma ação em conjunto com organizações da sociedade civil, bancos e outros credores para ampliar o alcance do Programa. Para isso, os bancos vão ampliar os horários de atendimento de suas agências nesta quarta (22)..

No entanto, é preciso muita atenção para golpes que usam o programa para prejudicar pessoas. A orientação é entrar na plataforma apenas pelo link oficial para o site do governo federal – desenrola.gov.br – onde estarão as dívidas com descontos disponíveis para renegociação. Se liga como entrar nessa sem roubada (literalmente).

Como faço para entrar no Desenrola Brasil?

Para se inscrever no Desenrola Brasil, é necessário ter uma conta na plataforma Gov.Br com nível ouro ou prata.

Como eu consigo aumentar o nível da minha conta na plataforma Gov.Br?

Para conseguir o nível prata, basta validar seus dados por meio do internet banking de um banco credenciado e realizar um reconhecimento facial na plataforma que será conferido com a foto nas bases de dados da Carteira Nacional de Habilitação.

Para conquistar o nível ouro, é necessária a certificação digital compatível com o ICP-Brasil, validação dos dados utilizando o aplicativo Gov.Br para ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional e reconhecimento facial para conferência com sua foto nas bases da Justiça Eleitoral.

O Programa Desenrola Brasil vai mandar mensagens para mim?

A comunicação do programa com seus usuários será feita por meio da plataforma de negociação. As comunicações oficiais que alertam aos cidadãos sobre a necessidade de cadastro estão sendo feitas por mensagem de SMS. Essas mensagens trazem avisos importantes, mas não trarão links, apenas instruções relacionadas a cadastros. As demais comunicações sobre negociação serão por parte do banco envolvido.

Qualquer email, mensagem de whatsapp, link, etc, pode configurar uma tentativa de golpe que deve ser ignorada pelo cidadão.

Como eu denuncio tentativas de golpes usando o Desenrola?

O cidadão deve comunicar a ocorrência de tentativas de fraudes com o registro de ocorrências policiais, contato com os Procons, e central telefônica do credor com o qual o devedor tem a dívida. Se receber alguma mensagem suspeita ou de terceiros propondo a renegociação pelo Desenrola, deve procurar sempre o seu credor antes de tomar qualquer atitude.

O Desenrola Brasil foi instituído por meio da Medida Provisória nº 1.176/2023, de 5 de junho, convertida na Lei nº 14.690, de 3 de outubro de 2023. O programa já foi regulamentado e está em operação, ajudando a reduzir o nível de inadimplência no Brasil e a recuperar o fôlego financeiro das famílias.



Via: Agência Gov / EBC



MINISTÉRIO DA JUSTIÇA APLICA MULTA DE R$ 150 MIL POR DIA À META POR MANTER NO AR OFERTA FALSA VINCULADA A PROGRAMA DO GOVERNO

Secretaria Nacional do Consumidor apontou veiculação de publicidade patrocinada e fraudulenta relacionada ao Programa Desenrola Brasil


FOTO: MJSP


Brasília, 17/11/2023 - A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Seguranca Pública (Senacon/MJSP) aplicou, nesta quinta-feira (16), multa no valor de R$ 150 mil por dia à empresa Meta, controladora do Facebook, por veicular publicidade patrocinada e fraudulenta. Na plataforma, há oferta de serviços ilegítimos relacionados ao Programa Desenrola Brasil. A companhia havia sido notificada sobre a situação em julho deste ano.

No período de 26 de julho a 26 de setembro, exatos 62 dias, foram identificados mais de dois mil anúncios fraudulentos ativos, com conteúdos ilícitos referentes à iniciativa. A aplicação da multa foi definida pelo não cumprimento da medida cautelar, que determinava a retirada do ar das postagens fraudulentas.

De acordo com o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, “é inaceitável que os programas de governo continuem sendo desvirtuados em função da disseminação de notícias falsas. O programa Desenrola Brasil está sendo alvo desde o seu lançamento, de notícias absolutamente mentirosas e que orientam as pessoas a verdadeiros golpes em seu prejuízo. As pessoas começam a pagar suas dívidas, e, na verdade, não estão pagando dívida alguma”, lamenta o secretário.

A Senacon destaca, ainda, que, mesmo com a aplicação de multa, até agora, a Meta não demonstrou a adoção de medidas cabíveis para evitar tais veiculações. A Secretaria adverte que, caso persistam as infrações, a empresa poderá ser considerada reincidente, com a aplicação de novas punições mais graves.

Entenda a infração

Em julho, a Senacon havia publicado uma medida cautelar para a remoção de conteúdos ilícitos sobre o programa Desenrola Brasil da plataforma. Um levantamento do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (Netlab/UFRJ) constatou, no entanto, que essas postagens continuaram a circular.

Entre 26 de julho - dois dias depois que a Senacon publicou a medida - e 26 de setembro, mais de dois mil anúncios com fraudes referentes ao Desenrola, de 115 anunciantes e 46 sites, foram encontrados no Facebook.


Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública



POLÍCIA MILITAR APREENDE ARMA DE FOGO EM TIBAGI

 

Foto: 26º BPM


Nesta segunda-feira (20/11) Polícia Militar após receber informações da agência de inteligência sobre o crime que aconteceu no município de Telêmaco Borba, logrou êxito em localizar o veículo utilizado e autores do roubo.

Equipe deslocou ao endereço onde estariam homiziados os autores do crime e chegando no local, um indivíduo, ao avistar a viatura, empreendeu fuga. Não obtendo sucesso na ação, foi abordado e contido pelos policiais.

busca pessoal foi localizada a quantia de r$ 400,00 (quatrocentos reais) e uma porção de 2,7 gramas de substância análoga a maconha. Foi localizado um revólver marca taurus cal. 38, com número de série suprimido, e 02 munições cal.38.

Com a identificação do homem foi possível constatar em seu desfavor um mandado de prisão expedido.
Equipe retornou à residência onde realizou a abordagem de mais um envolvido.
Durante buscas na residência, foi localizado um aparelho celular motorola, cor chumbo, com capa azul clara e um aparelho celular motorola, de cor azul, com capa transparente. No veículo, foi encontrada a quantia de R$ 816,00 (oitocentos reais) e 7 folhas de cheques preenchidas no valor de mil reais.

Os autores e todo material encontrado foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil a fim de serem tomadas as providências pela autoridade policial.

Resultados Obtidos:
01 Arma de fogo cal. 38 (Revolver) e 02 munições cal. 38 apreendidas;
2,7 gramas de substância análoga a maconha;
02 pessoas detidas;
01 Veículo apreendido;
02 celular apreendido.
Disque denúncia do 26º BPM, WhatsApp (42) 99932-4623.

COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 26º BPM.
POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ

“Nós fazemos a diferença.”


26º Batalhão de Polícia Militar do Paraná 




ORTIGUEIRA - POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE ARMAS E REDES

  Na terça-feira (14), durante patrulhamento na Usina Hidrelétrica de Mauá, policiais militares ambientais avistaram uma embarcação de madei...