terça-feira, 2 de julho de 2024

APÓS MORTE, FIOCRUZ ALERTA PARA MENINGITE TRANSMITIDA POR CARAMUJO

 


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou sobre a transmissão de meningite eosinofílica por caramujos, após a morte de um paciente em Nova Iguaçu, região metropolitana do Rio de Janeiro, em abril. Laboratórios identificaram o verme Angiostrongylus cantonensis em um caramujo da espécie Pomacea maculata, onde ocorreu o caso. O estudo conduzido pelo Laboratório de Malacologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e por agentes da Vigilância Ambiental em Saúde coletou e analisou caramujos na área. Essa doença inflama as meninges, que revestem o cérebro e a medula espinhal.


 Desde 2006, há registros no Brasil, mas o último caso no estado do Rio de Janeiro foi em 2014. Estudos detectaram a presença do verme em 14 estados brasileiros entre 2008 e 2021. Silvana Thiengo, chefe do Laboratório de Malacologia do IOC/Fiocruz, enfatizou a necessidade de os profissionais de saúde estarem atentos para diagnosticar e tratar a doença, ainda pouco conhecida entre muitos médicos.


Da Agência Brasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário

PONTA GROSSA - POLÍCIAIS DO PARANÁ IMPEDEM ROUBO DE GRANDES PROPORÇÕES E APREENDEM ARSENAL

  FOTO: SESP Uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR), denominada Operação Integrar...