Com o aumento do uso do Pix para pagamentos e transferências, crescem também os relatos de golpes, como o chamado "golpe do Pix errado". Nesse golpe, os criminosos transferem dinheiro para a conta da vítima e logo em seguida entram em contato alegando que a transferência foi um erro, pedindo que a vítima devolva o valor para uma conta diferente. Ao devolver o dinheiro, a vítima cai no golpe.
Os golpistas se aproveitam do Mecanismo Especial de Devolução (Med) do Pix, que facilita devoluções em caso de fraudes. Eles acionam o Med alegando que foram enganados pela vítima verdadeira, que, por sua vez, também tenta recuperar seu dinheiro. Como resultado, os bancos retiram obrigatoriamente o dinheiro da conta da vítima, resultando em um duplo prejuízo: a devolução voluntária e a retirada forçada.
Para evitar cair nesse golpe, é importante sempre verificar cuidadosamente qualquer solicitação de devolução e considerar comunicar-se diretamente com a instituição bancária antes de realizar qualquer transferência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário