sexta-feira, 23 de agosto de 2024

CASOS DE RINOVÍRUS E COVID-19 CRESCEM NO BRASIL

 


O Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta um aumento nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Goiás, Bahia, Paraíba, Sergipe e São Paulo. Em Goiás, o principal agente é a covid-19, especialmente entre idosos; enquanto nos outros estados, predomina o rinovírus entre crianças e adolescentes de 2 a 14 anos. Entre as capitais, Aracaju, Brasília, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Salvador e São Paulo registraram crescimento nos casos de SRAG durante a Semana Epidemiológica 33 (11 a 17 de agosto).

Nacionalmente, os casos de SRAG oscilaram em tendência de longo prazo, com indícios de aumento em curto prazo. Os casos causados por vírus sincicial respiratório (VSR) e influenza A estão em declínio. Nas últimas quatro semanas, 22,6% dos casos positivos foram devido ao VSR, 19,4% ao Sars-CoV-2, 16,3% à influenza A e 1,8% à influenza B. Tatiana Portela da Fiocruz destacou a importância de manter a vacinação atualizada para grupos de risco.

Em 2024, foram notificados 115.152 casos de SRAG, dos quais 48,6% tiveram resultado laboratorial positivo, 39,5% negativo e 6,5% ainda aguardam resultado. Entre os casos positivos, 43,1% foram causados por VSR, 19,1% por influenza A, 7,7% por covid-19 e 5% por influenza B. Nas últimas oito semanas, o impacto maior da SRAG foi observado entre crianças até 2 anos, principalmente devido ao VSR e rinovírus, e entre idosos acima de 65 anos, com covid-19 e influenza A sendo as principais causas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ORTIGUEIRA - POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE ARMAS E REDES

  Na terça-feira (14), durante patrulhamento na Usina Hidrelétrica de Mauá, policiais militares ambientais avistaram uma embarcação de madei...