quinta-feira, 20 de março de 2025

POLICIA MILITAR AMBIENTAL AUTUA EM MAIS DE DOIS MILHÕES DE REAIS RESPONSÁVEIS POR IRREGULARIDADES NA RECICLAGEM DE AGROTÓXICOS EM SÃO TOMÉ – PR



No dia 13 de março de 2025, uma ação da Polícia Militar Ambiental em São Tomé-PR, resultou na identificação de graves irregularidades em uma empresa de reciclagem que lidava com embalagens de agrotóxicos. A operação foi desencadeada após uma denúncia recebida pelo Disque Denúncia 181, que alertou as autoridades sobre práticas potencialmente poluidoras na área rural do município.

Durante a fiscalização, os policiais constataram que o responsável pela empresa havia adquirido uma carga de 3.000 frascos de agrotóxicos, que estavam sendo triturados para destinação inadequada. Além disso, uma nova remessa de 2.400 unidades chegou ao local enquanto a equipe realizava a vistoria. O motorista da carga informou que havia sido contratado por uma empresa de Cruzeiro do Oeste, que já se encontrava interditada pelo órgão ambiental.

A maioria dos galões não havia passado pela tríplice lavagem exigida, e muitos ainda continham resíduos líquidos. A empresa operava sem a licença ambiental necessária e, durante o processo de trituração, o chorume gerado era lançado diretamente no solo, contaminando a pastagem ao redor.

A equipe da Polícia Militar, em colaboração com o Instituto Água e Terra (IAT) e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), embargou as atividades da empresa até que a regularização fosse realizada. As 4.902 embalagens de agrotóxicos foram apreendidas e encaminhadas para uma empresa devidamente licenciada, a ADITA, para a destinação correta.





Todos os envolvidos, incluindo os proprietários das fazendas no Estado do Mato Grosso do Sul, foram autuados administrativamente e responderão criminalmente por suas ações nocivas à saúde humana e ao meio ambiente.

RESULTADOS:
✅15 Autos de Infração Ambiental lavrados, totalizando R$ 2.655.600,00;
✅01 Empresa embargada até regularização junto ao órgão competente.
✅Apreensão e destinação de 4902 embalagens de agrotóxicos,
✅Expedição de Ofícios aos órgãos competentes;

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença!
🗣 Denúncias 📞 ligue 181
(Denuncia anônima)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

📰 Atendimento de Sinistro com Vítima em Ponta Grossa

  Na noite de domingo, 30 de novembro de 2025, a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio da 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviári...