sexta-feira, 13 de setembro de 2024

PLANTIO DE SOJA COMEÇA EM 5,8 MILHÕES DE HECTARES NO PARANÁ

 

FOTO: GILSON ABREU / AEN PR

O vazio sanitário da soja, durante o qual é proibida a existência de plantas emergidas no campo, encerrou-se em 31 de agosto para a região 2 do Paraná (Norte, Noroeste, Oeste e Centro-Oeste). Contudo, a seca impediu um plantio mais intenso, resultando em semeaduras esparsas e ainda não quantificáveis. Este cenário é abordado no Boletim de Conjuntura Agropecuária da semana de 6 a 12 de setembro, preparado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. O boletim também menciona a alta nos preços do trigo, embora a produção tenha sofrido com geadas e estiagem.

Diferentemente do ano passado, quando o vazio sanitário começou uniformemente em 10 de setembro para todo o Estado, em 2024 ele foi escalonado. Alguns produtores puderam iniciar o plantio no começo do mês. A região 1 (Sul, Leste, Campos Gerais e Litoral) poderá ter plantas emergidas a partir de 19 de setembro, enquanto no Sudoeste essa permissão começa em 20 de setembro. Segundo o Deral, os plantios são isolados devido à falta de chuvas, e em anos anteriores, ao menos 1% da área teria soja emergida neste período. A previsão para a safra 2024/25 é de plantio em 5,8 milhões de hectares e uma colheita de 22,3 milhões de toneladas.

O Simepar prevê a possibilidade de chuvas superiores a 10 milímetros no próximo fim de semana em boa parte do Estado. Se essa previsão se concretizar, os produtores de soja nas áreas já liberadas devem agilizar o plantio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

EMPRESÁRIO SERÁ INDENIZADO EM R$ 15 MIL POR TER DANOS EM VEÍCULO CAUSADOS POR BURACO NA BR 376 EM ORTIGUEIRA

  Um empresário de Apucarana, Paraná, será indenizado por danos materiais após um acidente na BR-376, em Ortigueira/PR. O juiz federal Marco...