A segunda etapa da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (OMAP) começa nesta quarta-feira (19), organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Participam dessa etapa 180 mil estudantes que se destacaram na primeira fase, realizada em maio. As provas acontecem até sexta-feira (19).
Na primeira fase, que seguiu a Prova Paraná, 900 mil estudantes de 397 municípios participaram. A Olimpíada possui quatro fases classificatórias, sendo três online e uma presencial. Os finalistas recebem medalhas de ouro e um curso de Matemática aprofundado, programado para ocorrer entre 30 de setembro e 2 de outubro em Foz do Iguaçu, preparando-os para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBM) de 2025.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou que a OMAP visa engajar os alunos no estudo da Matemática, melhorando sua proficiência e incentivando a prática pedagógica. Ele ressaltou o aumento de quase 30 novas vagas para a competição deste ano, devido ao forte desempenho do estado em competições nacionais, com 123 alunos participando em 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário