O inverno começa oficialmente às 17h51 desta quinta-feira (20) no Paraná e se estenderá até 22 de setembro. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a estação terá mais episódios de frio, com possibilidade de geada nas regiões Sul e Sudeste. O fenômeno La Niña e as mudanças climáticas farão com que as temperaturas fiquem 1ºC a 2ºC acima da média.
Na Região Metropolitana de Curitiba, as temperaturas variam entre 9,5ºC e 23,3ºC. No Sul, onde se espera mais geadas, as médias ficam entre 8,1ºC e 23,2ºC. Norte e Oeste devem alcançar picos acima de 28ºC.
O meteorologista Reinaldo Kneib destaca que o inverno no Paraná terá menor volume de chuva, facilitando a passagem de frentes frias e o ingresso de massas de ar polar, causando quedas acentuadas de temperatura. Ele ainda explica que os meses de julho e agosto serão os mais secos, e as chuvas aumentarão a partir da segunda quinzena de setembro.
No primeiro dia do inverno, o clima varia conforme a região. No Norte, o tempo será quente, seco e ensolarado. No Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, podem ocorrer chuvas pontuais e variação de nebulosidade. O restante do estado terá clima estável e agradáveis temperaturas à tarde. O sol predominará em cidades como Paranavaí, Maringá e Londrina. Curitiba e outras localidades terão tempo parcialmente nublado, enquanto localidades como Ponta Grossa e Campo Mourão estarão nubladas. Chuvas são esperadas em Foz do Iguaçu e outras regiões. As temperaturas oscilarão entre 13ºC em União da Vitória e 30ºC em áreas como Umuarama e Maringá.
Da Agência Estadual de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário